terça-feira, 13 de julho de 2010

Maine Coon - Gato gigante


Seu surgimento aconteceu há mais de 200 anos no continente Norte-Americano e até hoje, mistérios e lendas cercam suas origens. Alguns dizem que os gatos da raça Maine Coon são frutos de cruzamentos entre guaxinins ("racoons" em inglês), com gatos domésticos que viviam próximos ao perímetro florestal, explicando a origem do nome e caudas tão grossas de pêlos. Outros dizem que o surgimento da raça seria fruto do cruzamento entre Linces Canadenses com gatos domésticos. Sabemos que são apenas lendas, porque há incompatibilidades cromossômicas entre estes animais.

Provavelmente, o Maine Coon seja produto do cruzamento que envolveu Angorás com gatos de pêlos longos e curtos migrados de outras regiões, advindos principalmente do Norte do Canadá, através das embarcações que cruzavam os mares e iam até a Europa e que efervesciam o comércio de especiarias naquela época. O transporte de felinos combatia os ratos e protegia os grãos a serem vendidos no comercio. Quando estes desembarcavam nos portos reproduziam-se livremente com outros felinos locais, proporcionando o surgimento de gatos avantajados em abundância na região do Maine, localizado ao leste dos EUA e porto marítimo muito importante para todo o continente.

O nome "Maine Coon" é herança do Estado americano do Maine, primeira região a reconhecer estes gatos fabulosos como uma raça diferenciada de pêlos longos e apresentá-los em exposições felinas.

O maior dos gatos domesticos: corpo longo, estrutura sólida e musculatura robusta. Cabeça de tamanho média que parece pequena em relaçao ao corpo. Nariz largo, queixo firme, focinho quadrado com maças do rosto salientes. Mandibulas fortes e grandes. Orelhas grandes, pontiagudas, largas na base a terminar em bico com tufos de pêlos nas pontas tipo lince o interior destas encontra-se bem guarnecido de pêlo.

Os olhos são grandes, ligeiramente obliquos mas parecendo arredondados quando totalmente abertos, sao muito afastados. Pescoço médio e musculoso ligeiramente inclinado possuindo um colar de pêlos tipo juba. Patas grandes, altas e musculadas com tufos de pêlos entre os dedos que são igualmente grandes.

A cauda é longa, de tamanho igual ao corpo ou maior, larga na base e fina na extremidade, com pêlos compridos e abundantes.


-fonte mainecoon.info/ foto retirada do google

Nenhum comentário:

Postar um comentário